Ristomama

quarta-feira, setembro 07, 2016

Aula de culinária italiana 

Todo mundo sabe que a comida italiana é uma das melhores do mundo não é mesmo? 
E ter a oportunidade de fazer uma aula de culinária na cozinha de um italiano, é uma das melhores formas de conhecer intensamente a cultura do país.


O Ristomama nasceu da união da paixão pela gastronomia e viagens. Acreditando que o melhor jeito de conhecer uma cultura quando se viaja, seja pela culinária. Conhecendo os temperos, sabores e perfumes de cada ingrediente. E pensando nisso criaram o encontro de vários chefs italianos, com viajantes interessados em conhecer o menu e a rotina de uma família italiana.

 A diferença entre fazer uma aula/curso em uma escola de culinária e o que o Ristomama propõe é que eles abrem as portas de casas de famílias italianas para que você possa mergulhar na cultura local. Dando a possibilidade de preparar os pratos junto com o anfitrião e depois degustar, batendo um papo como se estivesse na casa de um amigo.


Tem várias opções bacanas de aulas. Por exemplo aprender a fazer (e comer rs) o tortellini, que é uma receita  romagnola (pronuncia-se romanhola), proveniente da Emilia Romagna no nordeste da Itália. Herança deixada pela mãe e tias da senhora Paola e de quebra aproveitar a maravilhosa vista das janelas da casa dela para o Panteão.

 Ou aprender a preparar um aperitivo (os italianos amam o aperitivo/happy hour), no terraço do apartamento da Camilla e Martina. Duas amigas romanas que adoram e compartilham uma vista DIVINA para o Coliseu, propondo um menu com variedades da cozinha mediterrânea, tudo acompanhado de um bom vinho.  

A hora da refeição na Itália é o momento mais importante do dia. O almoço e o jantar são pontos de encontro para reunir a familía e amigos. É hora de conversar saboreando um vinho e uma receita daquelas de dar água na boca. Seja uma massa com frutos do mar no centro histórico de Napoli, uma sopa toscana de grão de bico com talharim feito a mão em uma casa pertinho do Duomo de Firenze ou um tiramissú dos deuses feito por uma jovem chef em um bairro autêntico, como São Lorenzo em Roma.
            〰〰〰〰
Depois dessa experiência você vai entender muito melhor, o porque tudo na Itália gira em torno da comida. :)
Colocando a mão na massa: 
O aula dura em média 4 horas, e em alguns casos você pode acompanhar o chef para a compra dos ingredientes em feiras de rua e mercados locais. É alí que começa o ritual italiano, escolhendo e conhecendo os produtos usados na cozinha made in Italy.

 Você pode escolher o chef, a cidade, o horário e o menu no site do RISTOMAMA AQUI, pagando uma parte do valor no site e o restante em dinheiro no dia da aula. É super fácil!
 〰〰〰〰
Os idiomas das aulas variam entre italiano, francês, espanhol e inglês! 
Depende do anfitrião escolhido. 

P.S. Não se esqueça de colocar o código oiRoma na hora da reserva, para ajudar na divulgação do blog. Assim podemos continuar procurando serviços e parcerias bacanas! ;)




Outros posts que você pode gostar:

2 commenti

  1. Como ja disse no snap... Adoro suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu! É um prazer poder compartilhar coisas legais com vocês. 😘

      Excluir